
O mítico homem-mês: ensaios sobre engenharia de software
Poucos livros sobre gestão de projetos de software têm sido tão influentes e perenes quanto O Mítico Homem-Mês. Com uma rica mistura de fatos sobre engenharia de software e opiniões que provocam a reflexão, Frederick Brooks oferece sua visão para todos aqueles que lidam com a gestão de projetos complexos. Os ensaios deste livro vêm diretamente da experiência de Frederick como gerente de projetos para a família de computadores System/360 da IBM e, posteriormente, com o OS/360, seu massivo sistema de software. Passados 20 anos da publicação original, em 1975, Brooks revisou suas ideias originais, adicionando novos pensamentos e conselhos em uma edição especial de aniversário. Agora, quase 35 anos depois da primeira edição, comemorando sua primeira versão em português, Brooks concede uma entrevista exclusiva sobre seu trabalho, que os leitores podem conferir nas primeiras páginas deste livro.O argumento central de O Mítico Homem-Mês é o de que grandes projetos de programação sofrem de problemas de gestão cuja natureza difere dos projetos pequenos em função da divisão das tarefas; a integridade conceitual de um produto é um fator crítico em seu desenvolvimento; e que é difícil, mas possível, atingir tal integridade. Seu ensaio seminal de 1986, "Não existe bala de prata" também está aqui, complementado por um novo texto da edição de 1995, onde Brooks afirma que "Não haverá nenhuma bala de prata no intervalo de dez anos". Estes dez anos já se passaram e Brooks continua atual.Veja !!!
As armas da persuasão: Como influenciar e não se deixar influenciarDepois de passar anos caindo na lábia de vendedores, arrecadadores de doações e operadores de telemarketing, o psicólogo Robert B. Cialdini resolveu se dedicar ao estudo da persuasão. Ele queria entender quais são os fatores que levam uma pessoa a dizer "sim" a um pedido e que técnicas exploram melhor esses fatores.
Reunindo dados das mais recentes pesquisas científicas sobre o assunto, histórias de gente comum e a experiência adquirida ao se infiltrar em organizações que treinam os chamados "profissionais da persuasão", Cialdini criou uma obra acessível, informativa e indispensável a todos aqueles que querem saber como influenciar pessoas e, ao mesmo tempo, se defender dos manipuladores.
Seis princípios psicológicos básicos governam o comportamento humano quando tomamos uma decisão e podem ser usados como verdadeiras armas:
1. Reciprocidade: nos sentimos compelidos a retribuir, nem sempre de forma vantajosa para nós, o que outra pessoa nos proporcionou
2. Compromisso e coerência: depois que fazemos uma escolha, enfrentamos pressões para nos comportarmos de maneira condizente com o compromisso assumido
3. Aprovação social: buscamos nos outros indícios do comportamento mais apropriado a seguir
4. Afeição: preferimos acatar pedidos de pessoas que conhecemos e de que gostamos
5. Autoridade: temos um arraigado senso de obediência à autoridade
6. Escassez: tudo se torna mais valioso quando fica menos disponível
Cada princípio é discutido pelo autor em termos de sua função na sociedade e de como um profissional da persuasão pode mobilizar seu poder em pedidos de compras, doações, concessões, votos, permissões, etc. Além disso, aprendemos a usar essas técnicas a nosso favor nas interações diárias de todo tipo, com vizinhos, amigos, colegas, parceiros de negócios ou familiares.